sábado, 3 de novembro de 2012

Mia Couto - O Poeta


O poeta não gosta de palavras:
escreve para se ver livre delas.

A palavra
torna o poeta
pequeno e sem invenção.

Quando,
sobre o abismo da morte,
o poeta escreve terra,
na palavra ele se apaga
e suja a página de areia.

Quando escreve sangue
o poeta sangra
e a única veia que lhe dói
é aquela que ele não sente.

Com raiva,
o poeta inicia a escrita
como um rio desflorando o chão.
Cada palavra é um vidro em que se corta.

O poeta não quer escrever.
Apenas ser escrito.

Escrever, talvez,
apenas enquanto dorme.

Mia Couto


3 comentários:

Mar Arável disse...

... entretanto...

há palavras que respiram por guelras

Mar Arável disse...

... entretanto...

há palavras que respiram por guelras

Hanaé Pais disse...

Todas as minhas melhores palavras, surgem-me no silêncio da noite.

Não sou poeta, não sou escritora, mas gosto de escrever.
Talvez seja a forma de partilhar o meu viver.
E procurar o meu "eu", aquele que até eu desconheço.